Paraná vacinou 31% do público-alvo contra a poliomielite; meta é 95%, diz Sesa.//
Lei que garante acompanhante a mulheres na hora do parto tem mudança aprovada no Paraná.//
Mais de 5 milhões de paranaenses ainda não tomaram as doses de reforço contra a Covid-19.//
Com Jomar Valença
O Paraná vacinou 31% das crianças menores de cinco anos contra a poliomielite em 2022. A meta é imunizar ao menos 95% da população nessa faixa de idade. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). A campanha de vacinação segue até o dia 9 de setembro. Crianças menores de cinco anos são o público-alvo da ação. O Ministério da Saúde estima que o Paraná tenha 766.339 mil crianças nessa faixa etária e que podem ser vacinadas contra a doença.
**
A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou uma mudança na lei estadual de violência obstétrica e explicitou o direito de mulheres a terem um acompanhante durante a realização do parto, pré-parto e pós-parto em qualquer instituição, pública ou privada, do estado. Em justificativa do projeto, parlamentares apontam denúncias recebidas pela Alep de violação do direito. Lei federal prevê direito na rede do SUS. O projeto vai para sanção ou veto do governador.
**
O Paraná tem mais de 5 milhões de pessoas que ainda não procuraram as unidades de saúde para receberem as doses de reforço da vacina contra a Covid-19. Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Em Curitiba, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), quase 34% do público-alvo que já está apto a receber as doses de reforço não procurou as unidades de saúde para a vacinação.