Paraná vai cumprir meta de vacinar 100% da população adulta até setembro, diz Beto Preto.//
Na pandemia número de acidentes de trânsito cai, mas o de mortes permanece estável.//
Ministério Público de Contas pede anulação do contrato com concessionária do ferry boat em Guaratuba.///
As informações com Juliana Sartori.
Giro de Notícias Tarde
Entre 2019 e 2020, o número de acidentes de trânsito caiu no Paraná, mas o número de pessoas mortas nas batidas se manteve no mesmo patamar, de acordo com estatísticas do SUS e do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito. Houve uma queda de 34% no total de acidentes e de 37% no total de feridos, enquanto a diminuição de mortes foi de 2,7%. Assim como no restante do Brasil, a taxa de mortalidade no trânsito paranaense está acima de 10 óbitos a cada 100 mil habitantes, o que é considerado crítico pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo o Datasus, cerca de 30 mil pessoas morrem anualmente em acidentes de trânsito no país, sendo mais de 2 mil delas no Paraná.
O Ministério Público de Contas do Paraná emitiu um parecer onde aponta que existem razões para a anulação do contrato entre o Governo do Paraná e a concessionária BR Travessias, responsável pelo ferry boat que liga os municípios de Matinhos e Guaratuba, no litoral do estado. De acordo com o parecer, a atual concessionária não vem prestando um serviço adequado, inclusive, com situações de atraso constante, fila de espera, ausência de balsas e até um acidente em que uma das balsas ficou à deriva na baía de Guaratuba. Além disso, questiona o tempo de contrato, que é de dez anos, prorrogável por mais dez, com um valor de mais de R$ 134 milhões.
O cronograma de vacinação contra a Covid-19 no Paraná está dentro do previsto, segundo informou o Secretário de Saúde, Beto Preto, nesta quinta-feira. De acordo com a pasta, 72% da população acima de 18 anos já foram vacinados com ao menos uma dose. Até fim de agosto o Paraná chega aos 80% e, em setembro, aos 100%, disse o secretário ao receber a 34ª remessa de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde. São 187.470 doses no total, sendo 158. 670 destinadas para a primeira dose.