
Paranaense morre na guerra da Ucrânia após dois anos no combate
Petrobrás recontrata mais de 200 funcionários para fábrica em Araucária
MP denuncia ex-namorado de vítima de soda cáustica em Jacarezinho
As informações com Mauro Contti
O paranaense Murilo Lopes Santos, de 26 anos, natural de Castro, nos Campos Gerais, morreu na guerra da Ucrânia neste fim de semana. O homem estava na cidade de Zaporizhzhia quando morreu em combate. O jovem se alistou voluntariamente e chegou ao país do leste europeu no dia 3 de novembro de 2022. A família não sabe como e nem quando vai conseguir resgatar o corpo do paranaense. O Itamaraty deve intermediar o contato com o país europeu, mas a família do jovem informou que ainda não foi contata.
///
A fábrica de fertilizantes Araucária Nitrogenados SA – Ansa, subsidiária da Petrobras, reiniciou suas atividades de trabalho, no Paraná. Com isso, 214 antigos funcionários foram redimiditos e assinaram os contratos, após um acordo proposto pelo Ministério Público do Trabalho e homologado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) no mês passado.
Esses trabalhadores haviam sido dispensados em 2020, quando a fábrica foi hibernada.
A previsão é que a operação da unidade seja reiniciada no segundo semestre de 2025.
///
O Ministério Público do Paraná (MPPR) denunciou o ex-namorado da jovem atingida por soda cáustica em Jacarezinho, por ser o mandante do crime. Segundo a promotoria, ele planejou o crime pelo celular e de dentro do presídio. O homem, de 28 anos, estava preso por outros delitos quando a agressão aconteceu. Mesmo dentro da cadeia, ele teria ordenado a atual companheira a matar a vítima, de 22 anos, com quem teve um relacionamento.
Os dois são acusados de tentativa de homicídio. A defesa dele nega a participação. Já a da mulher presa afirma que ela foi coagida.