Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paranaenses chegam ao fim do ano mais endividados

Por Redação. Publicado em 06/12/2021 às 15:55.

Paranaenses chegam ao fim do ano mais endividados.//

Curitiba antecipa vacina para quem vai para o exterior no final do ano.///

As informações com Jomar Valença.


Giro de Notícias Tarde

O governador Ratinho Júnior e o secretário de Educação e do Esporte, Renato Feder, anunciaram reajuste de 48,7% no piso salarial dos professores em início de carreira no Paraná, tanto do quadro próprio como do Processo Seletivo Simplificado. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, em entrevista coletiva no Palácio Iguaçu, em Curitiba. O governo chama o reajuste de “pacote de valorização profissional dos professores”. Com a mudança, o piso salarial na rede estadual vai de R$ 3.730 para R$ 5.545 em 2022. O novo valor é válido para jornadas de trabalho de 40 horas semanais. Para que o valor entre em vigor, a proposta precisa ser aprovada na Assembleia Legislativa do Paraná.

 

Moradores de Curitiba que forem viajar para o exterior no final do ano e ainda não estão completamente imunizados contra a Covid-19 podem antecipar a aplicação de vacinas. Para isso, é necessário comprovar a viagem, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Segundo a pasta, pessoas que forem fazer viagem a passeio podem antecipar a segunda dose ou reforço indo até um ponto de vacinação e levando um comprovante de viagem, preferencialmente a passagem. Para pessoas que forem ao exterior de carro, o procedimento é o mesmo, comprovando a viagem através do documento de hospedagem.

Os paranaenses chegam ao fim do ano um pouco mais endividados. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, apurada pela CNC e Fecomércio Paraná, 92% das famílias paranaenses possuíam algum tipo de dívida em novembro. É o maior porcentual de famílias endividadas no mês de novembro de toda a série histórica e o mais alto desde agosto de 2013, quando chegou a 93,5%. No cenário nacional, o nível de endividamento do consumidor brasileiro vem crescendo gradativamente nos últimos 12 meses, chegando a 75,6% no mês passado.