Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paranaenses ficaram menos endividados em 2020

Por Jornalismo. Publicado em 07/01/2021 às 15:35.

Paranaenses ficaram menos endividados em 2020.// Prefeitura de Campo Largo decreta luto oficial por sete dias pela morte do prefeito Marcelo Puppi.// Operação combate fraude em licitação em Foz do Iguaçu.///

As informações com Juliana Sartori


Giro de Notícias Tarde COM TRILHA

Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA

Uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e da Fecomércio Paraná revelou que a média de endividados em 2020 no Paraná diminuiu comparado a 2019. A queda foi de 0,8%. O endividamento diminuiu principalmente no mês de março, com leve aumento em abril e manutenção dos indicadores nos meses seguintes. Por conta das incertezas sobre o impacto da pandemia no setor econômico, os consumidores evitaram novas dívidas. Em dezembro, a pesquisa registrou que 89,5% das famílias paranaenses possuíam algum tipo de dívida.

A Prefeitura de Campo Largo decretou nesta quinta-feira luto oficial por sete dias e ponto facultativo em todas as repartições públicas municipais em homenagem e respeito ao prefeito do município, Marcelo Fabiani Puppi. Ele faleceu na madrugada desta quinta-feira após complicações da covid-19. Os serviços considerados essenciais serão mantidos pelos órgãos da Administração Municipal, nesta quinta e sexta-feira. O governador Ratinho Junior usou as redes sociais para manifestar pesar pela morte do prefeito de Campo Largo. O Prefeito de Curitiba e agora também presidente da Associação de Municípios da Região Metropolitana (Assomec), Rafael Greca, decretou pesar público e honras oficiais à Marcelo Puppi em comunicado nas redes sociais.

Uma operação deflagrada nesta quinta-feira mira suspeitos de fraude à licitação em Foz do Iguaçu, na região oeste do Paraná. No total, foram expedidos 10 mandados de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão em Curitiba e em Balneário Camboriú. A fraude envolve licitação para aquisição de luminárias de LED em Foz do Iguaçu. De acordo com o Tribunal de Contas do Estado do Paraná, a empresa firmou, só no Paraná, 66 contratos com 27 municípios e 28 entidades, nos valores de mais de R$ 83 milhões. Esta é a quarta fase da operação Luz Oculta, iniciada em maio de 2020 para apurar fraude de R$ 10 milhões em licitação.