Dia 15 de setembro é Dia da Democracia. Mas uma pesquisa revela que o dia deve ser mais de alerta do que de comemoração, já que grande parte dos eleitores não entende as funções dos representantes eleitos e não participa ativamente da vida pública.
Foto: Amanda Yargas
Este ano acontece uma parte importante do processo democrático, as eleições, com a escolha direta dos representantes públicos do executivo e legislativo municipais. Só que mais da metade da população não sabe quais as atribuições de prefeitos e vereadores. De acordo com um conjunto de dados coletados pelo Instituto Sivis, que analisou o Índice de Democracia Local, em Curitiba e São Paulo, mais de 60% dos paranaenses entrevistados não sabe identificar nem a função da prefeitura, nem da câmara municipal. E segundo a gerente de pesquisa do instituto, Thaíse Kemer, os eleitores nem ao menos estão cientes destas limitações.
SONORA
A pesquisa também revelou que 77% dos curitibanos nunca participaram de protestos, manifestações ou abaixo assinados, ou seja, não tem engajamento político. Quando o assunto é participação comunitária, os índices são ainda piores.
SONORA
Para a pesquisadora, a compreensão do sistema político resultaria em uma participação na vida pública maior e traria como consequência um governo mais transparente e eficaz.
SONORA
Amanda Yargas