Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Parte das escolas estaduais não têm condições de prevenir covid-19, indica TCE

Por Jornalismo. Publicado em 22/09/2021 às 15:45.

Parte das escolas estaduais não têm condições de prevenir covid-19, indica TCE//

Audiência pública orienta municípios para implementação da tecnologia 5G//

Esta quarta-feira é dia de deixar o carro na garagem, é o Dia Mundial Sem Carro//

 

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) identificou problemas nas escolas da rede pública paranaense que impedem o cumprimento adequado dos protocolos de segurança contra o coronavírus. 

A fiscalização foi realizada entre julho e agosto. Os maiores problemas encontrados foram janelas inadequadas ou com defeitos, que impedem a boa ventilação das salas de aula, o que atinge 14,3% das escolas estaduais e a falta de funcionários para fazer a higienização. Em 7,3% delas não há pessoal para limpeza das salas de aula, e em 13,5% falta profissionais para higienizar os banheiros.Além disso, 6,3% dos colégios não possuem quantidade suficiente de produtos de limpeza. 

Segundo o próprio TCE, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED-PR) informou que já realizou procedimento para a contratação terceirizada de profissionais de limpeza.

 

 

As cidades com estrutura compatível terão prioridade na instalação da tecnologia 5G, que fornece internet 100 vezes mais veloz que a atual. Para isso, os municípios devem se adequar  à Lei das Antenas (13.116/15) e ao decreto federal 10.480/20.que tratam do assunto. O assunto será tratado em uma audiência pública, proposta pelo deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli (PSB) e pelo deputado Tião Medeiros (PTB), presidente da Comissão de Obras, Transporte e Comunicação da Asembleia Legislativa do Paraná. A ideia é reunir prefeitos, vereadores e representantes do setor de telecomunicações, para trabalhar na redução de barreiras à conectividade, principalmente áreas rurais remotas e periferias das grandes cidades.

 

 

E esta quarta-feira dia 22 de setembro é o dia mundial sem carro. A ideia é incentivar o uso de meios de transporte menos poluentes e incentivar também o deslocamento com a prática de atividade física, como a caminhada e a bicicleta. Estão programadas bicicletadas em Curitiba e Maringá.