Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Passagem de ciclone atinge Sul do Brasil

Por Comunicação. Publicado em 16/06/2023 às 13:30.

Passagem de ciclone atinge Sul do Brasil.//
Comercialização da safra recorde de soja está lenta no Paraná.//
Idosa de 123 anos é homenageada pela administração municipal no Paraná.//

Com Jomar Valença

Com baixa cotação, a comercialização da safra recorde de soja, estimada em 22,34 milhões de toneladas, ainda está lenta no Paraná, conforme Departamento de Economia Rural (Deral). Conforme o departamento, esse cenário é fruto, principalmente, da baixa cotação do produto no mercado. Na média das últimas safras, neste período tinham sido comercializados 70% da produção; agora está em 43%. //
**
A passagem de um ciclone extratropical deixa o Sul do Brasil em alerta. Em Santa Catarina, a Defesa Civil emitiu alerta para grandes acumulados de chuva e deslizamentos. O Rio Grande do Sul, por sua vez, está com alerta vermelho e risco considerado elevado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No Paraná, porém, os impactos prometem ser menores. No entanto, o fenômeno ajuda e a manter as temperaturas mais baixas no estado.
**
A idosa Amantina dos Santos Duvirgem, mais conhecida por Dona Júlia, completa no dia 22 de junho, 123 anos de idade. Nascida no século 19, a idosa será presenteada por uma festa de aniversário organizada pela Prefeitura de Tibagi, nos Campos Gerais. De acordo com a administração municipal, Dona Júlia já viveu em situação de rua e foi adotada, aos 100 anos de idade, por Maria Ednir de Almeida. A administração municipal também destacou que a idosa não é reconhecida oficialmente pelo Guinness Book como a pessoa mais velha do mundo. O título, hoje, pertence à norte-americana María Branyas Morera, que completou 116 anos em março deste ano.