Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Pazuello diz que pode mandar estoque de emergência de remédios contra Covid-19 ao PR

Por Jornalismo. Publicado em 23/07/2020 às 16:32.

Pazuello diz que pode mandar estoque de emergência de medicamentos contra Covid-19 ao PR. As informações com a repórter Amanda Yargas.

 

 

 

 

Giro de Notícias COM TRILHA

Giro de Notícias SEM TRILHA

 

O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, está no Paraná nesta quarta-feira e esteve reunido com o Governo Estadual e o prefeito de Curitiba. Em uma coletiva de imprensa, Pazuello parabenizou a forma como o Estado tem conduzido a crise por aqui. Segundo ele, a decisão de não montar hospitais de campanha foi acertada, já que havia possibilidade de estruturação do atendimento nas instituições de saúde do estado.

 

O ministro também explicou que o Governo Federal tem um estoque emergencial de medicamentos e insumos para atendimento da Covid-19, que pode ser usado caso o Paraná precise, já que o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, afirmou em entrevista à Rede Aerp de Notícias nesta quarta-feira que nossos estoques devem durar apenas mais 4 dias.

 

De acordo com o ministro interino, esta entrega está sendo coordenada conforme a necessidade de estados e municípios e a distribuição tem o apoio logístico do exército. Ele ressaltou que a falta de medicamentos e insumos é um problema generalizado e que o Governo Federal trabalha em uma licitação centralizada com a participação dos estados, capitais e cidades mais importantes, já com logística de entrega e em acordo com produtores. A licitação deverá estar disponível para compra já na próxima semana. Ele acredita que isso trará estabilidade para os preços já que a insegurança da disponibilidade de qualquer produto gera uma corrida pela compra e consequente aumento de valores.

 

O Ministro disse ainda que o inverno favorece a disseminação de doenças respiratórias e que por isso a curva de contaminação pelo novo coronavírus vai aumentar mesmo que os estados do Ssul tomem todas as medidas contra o vírus e que a responsabilidade dos gestores é com a curva de óbitos, essa sim, uma resposta à preparação e às ações tomadas para atender a população.

 

Por isso, ele enfatizou que a orientação do Ministério é o tratamento precoce, e que qualquer pessoa que tiver sintomas deve procurar  atendimento médico imediatamente. Estas medidas, de acordo com o ministro, evitam que os infectados precisem de atendimento nas UTIs, o que só deve ser usado como última medida. Pazuello disse ainda que será concedida a habilitação ou a renovação da habilitação, quando for o caso, de todos os leitos de UTI do Paraná.