
PCPR cumpre 27 mandados contra grupo criminoso envolvido em roubos de cargas
Número de denúncias por perturbação do sossego chega a 52 mil em cinco anos em Curitiba
As informações com Mauro Contti
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) cumpriu 27 mandados contra um grupo criminoso investigado por 12 roubos de cargas na rodovia BR-116, que causaram prejuízo de R$ 3 milhões. A ação aconteceu simultaneamente em Curitiba, Campina Grande do Sul, Quatro Barras e Corbélia.
A operação é resultado de apurações sobre um suposto roubo de carga ocorrido em outubro de 2024, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. As investigações revelaram que o motorista que transportava a carga havia participado do crime após ter sido aliciado pelos criminosos e noticiado um falso roubo.
/////
Curitiba recebeu quase 52 mil denúncias de perturbação de sossego entre janeiro de 2019 e março de 2025. O número corresponde a uma ligação à Polícia Militar (PM) a cada 63 minutos, com uma média de quase 23 reclamações diárias.
De acordo com os dados oficiais, disponibilizados pelo Centro de Análise, Planejamento e Estatística (Cape) da Secretaria da Segurança Pública (Sesp) entre os 51.968 casos de perturbação do sossego ou da tranquilidade a principal causa tem relação com o volume alto de caixas de som ou similares, em locais públicos ou privados, seguido de aglomerações de pessoas com gritos excessivos.