
PCPR e Gaeco realizam operação contra organização criminosa ligada ao tráfico de drogas no Paraná
Paraná é o sexto estado que mais mata pessoas LGBTI+ no Brasil
Mais 46 mortes por dengue são confirmadas no Paraná
As informações com Mauro Contti
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) e o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), com apoio de outras forças policiais, cumpriram 92 mandados judiciais contra uma organização criminosa responsável por distribuir drogas do Paraná para Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul. A ação aconteceu na manhã desta quarta-feira (19).
Conforme apurado pelas investigações, os chefes da organização criminosa ostentavam padrão de vida elevado, com apartamentos e casas milionárias, viagens, carros luxuosos e veículos aquáticos. Em quatro anos, a organização movimentou mais de R$ 100 milhões por meio de dinheiro em espécie e transações bancárias feitas em contas de “laranjas”.
////
O Paraná é um dos estados que mais registra assassinatos homofóbicos no país, de acordo com os dados do Observatório de Mortes e Violências LGBTI+ no Brasil. Nos últimos quatro anos 1.055 homicídios violentos de LGBTI+ foram registrados em todo o país. No Paraná, foram 53 assassinatos homofóbicos, deixando o estado na sexta colocação do ranking. Na região sul, o Paraná é o líder isolado em ocorrências, já que Rio Grande do Sul e Santa Catarina somam 20 mortes violentas cada.
///
O Paraná registrou mais 25.028 novos casos e mais 46 mortes por dengue, segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Ao todo já foram 460 óbitos e mais de 500 mil diagnósticos confirmados, além de 860.550 notificações.
A Regional do Paraná com mais casos de dengue confirmados é a de Cascavel com 59.952.