
PCPR mira líderes sindicais em investigação de desvio milionário em Londrina
MPPR faz operação em São João do Ivaí contra desvios de contratos e cargos
As informações com Mauro Contti
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) cumpriu nesta terça-feira (25) sete mandados de busca e apreensão e três de prisão temporária em uma operação contra uma associação criminosa que desviou cerca de R$ 3,6 milhões. Os bandidos agiam através das contribuições de funcionários da saúde de hospitais e clínicas privadas em Londrina e região. Entre os investigados estão os presidentes de dois sindicatos, um patronal e outro laboral.
A investigação revelou que, por meio de convenções coletivas de trabalho os valores que deveriam ser transferidos ao sindicato laboral para cobrir os custos dos serviços assistenciais estavam sendo administrado por uma empresa pertencente a um dos presidentes sindicais.
///
Também na manhã desta terça (25) o Ministério Público do Paraná cumpriu nesta sete mandados de busca e apreensão na Operação Grigori, que apura possíveis irregularidades em contratações realizadas pelo Município de São João do Ivaí, no Norte Central do estado. A suspeita é de enriquecimento ilícito de agentes políticos e familiares destes a partir do desvio de recursos públicos.
É apurada a ocorrência de possíveis contratações, pelo Executivo Municipal de São João do Ivaí, de pessoas sem concurso público e de empresas sem licitação ou outras formas de contratação previstas em lei, como o processo seletivo simplificado e inexigibilidade de licitação, entre outros.