Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Pedidos de registro de armas no Paraná aumentam 57,7% em 2020

Por Jornalismo. Publicado em 30/04/2021 às 15:36.

Pedidos de registro de armas no Paraná aumentam 57,7% em 2020.// Curitiba pode ter perdido 75% das casas noturnas e 33% dos bares por causa da pandemia, aponta associação.// Prefeita de Querência do Norte morre por complicações da covid-19.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Tarde COM TRILHA

Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA

Os pedidos de registros de arma, no Paraná, aumentaram 57,7%, em 2020, na comparação com um ano anterior, de acordo com um levantamento feito pela Polícia Federal. Ao todo, 8.284 requerimentos foram feitos, no estado. O Paraná é o sétimo estado com mais requerimentos para a autorização de novas armas, ficando atrás de Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Alagoas. O Distrito Federal também aparece com mais pedidos. No Brasil, a maior parte dos registros se enquadra na categoria “Cidadão Comum”, com quase 70% dos pedidos. Na sequência aparecem servidores públicos e empresas de segurança privada. Já no Paraná, os pedidos feitos por cidadãos comuns representam quase 90% dos requerimentos, conforme a PF.

Com a pandemia da Covid-19, Curitiba teria perdido 75% das casas noturnas e 33% dos bares. Este é o levantamento da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar), que representa o setor. Com a prorrogação da bandeira laranja por mais 14 dias em Curitiba, a associação vai protocolar um pedido na Prefeitura de Curitiba para que os bares sem cozinha possam funcionar até às 9h da noite. Pelas regras da bandeira laranja, só podem funcionar os bares com alvará de restaurante.

A prefeita de Querência do Norte, no noroeste do Paraná, Rozinei Aparecida Rigotto Oliveira (PSD), morreu por complicações da Covid-19 nesta sexta-feira (30). Segundo a prefeitura, a causa da morte foi uma embolia pulmonar provocada pelo novo coronavírus. Rozinei, que era conhecida como Dra. Rose, descobriu que estava com a doença no dia 10 de abril, mas o resultado do exame só foi divulgado no dia 17. Ela iniciou o tratamento em casa, mas precisou ser transferida para o hospital Bom Samaritano de Maringá. No dia 21 de abril foi intubada e transferida para um leito de UTI após sentir falta de ar. Rozinei tinha 57 anos e era prefeita de Querência do Norte pela quarta vez. O vice-prefeito Alex Fernandes, do PL, decretou luto oficial por dez dias. Ele deve assumir o cargo nos próximos dias.