
Fase que inicia o processo de menopausa é marcada por estresse, calorões , insônia e palpitações; estilo de vida mais natural ajuda as passar por esta fase com mais tranquilidade, diz especialista.
Por Fernanda Nardo
A menopausa é um momento da vida da mulher que a maioria das pessoas conhece, mas e a perimenopausa? Já ouviu falar? O prefixo grego “peri” quer dizer “ao redor de”, “em torno de”. Pois então, perimenopausa, é o que acontece com o corpo feminino quando está chegando a menopausa, ou seja, a última menstruação. A perimenopausa é diferente do climatério, que representa o período em que não há mais atividade reprodutiva ovariana, e em que já se encerraram os ciclos ovulatórios e menstruais. Segundo a ginecologista Fernanda Vilar Fonseca, a perimenopausa é um processo que começa, em geral, por volta dos 45 anos e termina aos 55, mas pode começar muito mais cedo em algumas mulheres.
SONORA
Segundo a especialista, todas essas mudanças são resultado de flutuações hormonais e, sobretudo, da diminuição do estrogênio, hormônio crucial no ciclo reprodutivo mensal, cujos níveis não se recuperam após a menopausa.
SONORA
A especialista explica que o tratamento é longo, e pode envolver a reposição hormonal, além de uma mudança no estilo de vida, com a adoção de atividades físicas, alimentação e regulação do estresse.
SONORA
No entanto, a médica destaca que manter uma vida saudável antes da perimenopausa, pode auxiliar para que esta fase da vida da mulher seja mais tranquila.