Pesquisa da Fiep mostra otimismo da indústria paranaense para 2021.// Greca e Doria confirmam compra de vacina Coronavac para Curitiba.// Paraná registra recorde com 199 novas mortes por coronavírus, e total de óbitos passa de 7 mil.///
As informações com Anderson Luís.
Giro de Notícias Manhã COM TRILHA
Giro de Notícias Manhã SEM TRILHA
Uma pesquisa da Federação das Indústrias do Paraná divulgada nesta quarta-feira mostrou que 68% dos empresários do setor estão otimistas que 2021 será um ano de retomada. Segundo a federação, foram ouvidos representantes de mais de 50 mil mil indústrias de 37 segmentos, entre 15 de outubro e 26 de novembro. Conforme a pesquisa, 71% dos empresários justificam o otimismo com uma expectativa de aumento das vendas. Outros 40% apostam em abertura de novos mercados, 34% devem fazer novos investimentos, 33% devem incorporar novos modelos de negócios e 31% acreditam num controle da pandemia do coronavírus no país.
O Paraná registrou recorde com 199 novas mortes por coronavírus, e o total de óbitos no estado subiu para 7.057, conforme boletim publicado nesta quarta-feira pela Secretaria de Estado da Saúde. O estado atingiu pelo segundo dia consecutivo o maior número de novas mortes em um único boletim. Na terça-feira (15), foram 116 novos óbitos. Ao todo, são 356.992 casos confirmados da doença desde o início da pandemia. O aumento em relação ao dia anterior foi de 20.167 confirmações da Covid-19. Conforme a secretaria, tratam-se de 2.845 novos casos e 17.322 confirmações retroativas de 1º de abril a 14 de dezembro. Considerando o aumento de diagnósticos de um boletim para o outro, o Paraná também bateu recorde nesta quarta-feira.
A postagem de um vídeo no Twitter, o governador de São Paulo, João Doria, anunciou na noite desta quarta (16) a formalização do acordo com o prefeito de Curitiba Rafael Greca para fornecer a vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com farmacêutica chinesa SinoVac, para imunização dos profissionais de saúde da capital paranaense. No vídeo, Doria e Greca conversam sobre o acordo. O município tem R$ 20 milhões guardados para comprar vacinas contra o novo coronavírus assim que o governo federal liberar a vacinação no país. O plano é que a vacinação comece no dia 25 de janeiro em Curitiba.