Dossiê mostra panorama de Saúde dos Jovens Brasileiros de 2016 a 2022
Por Marinna Prota
O recente lançamento do dossiê “Panorama da Situação de Saúde de Jovens Brasileiros de 2016 a 2022” pela Fiocruz, coloca em destaque desafios enfrentados pelos jovens brasileiros, especialmente entre 15 e 29 anos. A análise de dados do Sistema Único de Saúde (SUS) revela que, além das questões tradicionais, como gravidez na adolescência e uso de drogas, a juventude enfrenta problemas de saúde associados a violência, condições de trabalho e impactos na saúde mental.
A pesquisadora Bianca Borges da Fiocruz destaca a necessidade de considerar as bases de dados do SUS como patrimônio público, ressaltando que informações sobre saúde são um direito.
SONORA
De acordo com a pesquisadora, o estudo explora dados pouco utilizados, revelando que 75% das violências notificadas pelo SUS ocorreram em mulheres jovens.
SONORA
André Sobrinho, pesquisador da Fiocruz, enfatiza a importância de diferenciar as necessidades de adolescentes e jovens.
SONORA
O estudo revela ainda que 30% dos acidentes de trabalho notificados entre 2016 e 2022 ocorreram com jovens, levantando preocupações sobre a qualidade da inserção deles no mercado de trabalho, com quase 40% atuando informalmente.
Andre Sobrinho destaca que os acidentes de trabalho na juventude ocorrem na faixa de 15 a 29 anos, e ressalta a importância de ouvir os jovens na formulação de políticas públicas para garantir um suporte mais eficaz às suas trajetórias e necessidades.
SONORA