Uma pesquisa está fazendo um levantamento das araucárias em 3 cidades do Paraná. Os detalhes na reportagem.
O Departamento de Ciências Florestais da UFPR iniciou uma pesquisa de contagem e identificação de araucárias no estado. O projeto é liderado pelo professor Carlos Sanquetta – do Centro BIOFIX de Pesquisas em Biomassa e Carbono e foi iniciado pelas cidades de Curitiba, na região Leste do Paraná, Guarapuava, no centro do estado e Santa Terezinha do Oeste, na região Oeste.
Segundo o professor, a pesquisa usa georreferenciamento para a localização das araucárias, realiza medição do diâmetro, levanta as características de cada árvore e os danos sofridos. Só em Curitiba, em 11 bairros analisados já foram catalogadas quase 10 mil araucárias.
SONORA
O projeto ganhou o nome de “Araucari-ando”, já que a ideia partiu do hábito de caminhada do professor e a equipe, que conta com mais 2 pesquisadores, realiza a pesquisa a pé. A ideia é que a pesquisa sirva de base para orientar a população sobre como promover a preservação da espécie.
SONORA
A previsão é que a pesquisa leve um ano e meio para ser concluída na capital. O professor Sanquetta pretende escrever um livro em que vai apresentar os resultados e a experiência da viagem por Curitiba. Ele considera que estes dados devem ajudar na gestão das árvores tanto pelo poder público quanto pela iniciativa privada.
SONORA
Amanda Yargas