
Números demonstram também que a preservação do meio ambiente no entorno das plantações pode trazer retornos financeiros aos agricultores.
Por Marinna Prota
A produção agrícola depende de vários fatores como clima, condições do tempo, solo e formas de cultivo. Desta forma, um estudo realizado por pesquisadoras do Departamento de Botânica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) revelou que a ação de polinizadores pode contribuir e muito para o aumento da quantidade de colheita.
Isabela Galarda Varassin, é bióloga e uma das escritoras do artigo, explica o que a polinização pode influenciar nas plantações.
SONORA
No estudo, a equipe analisou as principais culturas agrícolas brasileiras, identificando aquelas em que a polinização realizada por animais resulta em aumento da produção e retorno monetário. Os resultados mostraram que a polinização realizada por animais como abelhas, moscas e morcegos pode gerar um valor econômico de R$43 bilhões por ano na agricultura.
SONORA
Embora as principais culturas agrícolas não sejam altamente dependentes de polinização, a soja, laranja, feijão e café, que juntos produzem mais de 16 milhões de toneladas por ano, no Paraná, podem ter um aumento de 10% a 40% na produção somente com uma presença maior de polinizadores. Desta forma, investir em preservação é um dos pontos chaves da conclusão da pesquisa.
SONORA