Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Pesquisadores da UTFPR desenvolvem trajes especiais contra a Covid-19

Por Jornalismo. Publicado em 28/04/2020 às 19:11.

Um grupo de pesquisadores da UTFPR desenvolveu trajes especiais para policiais, bombeiros e trabalhadores da saúde. A ideia é atender as necessidades de cada profissional e impedir que eles levem o coronavírus para casa. Confira na reportagem de Amanda Yargas.

 

 

 

 

Pesquisadores da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) desenvolveram trajes para policiais, bombeiros e profissionais da saúde atuarem durante a pandemia. A ideia partiu de um dos alunos do mestrado em Engenharia Biomédica, Fernando Cantador, que também é policial militar. Seu orientador, o professor Rubens Alexandre de Faria, do Departamento de Eletrônica, comprou a ideia e reuniu outras duas alunas no grupo de desenvolvimento, uma delas, Daiane Cavallari, é designer e a outra, Roseli Voltolini, que tem conhecimento em costura. A equipe trabalhou de forma virtual e os trajes de proteção são adaptados às necessidades do trabalho, como conta o professor.

 

Cada traje custa cerca de 5 reais e pode ser reutilizado por até 3 vezes, mas para o professor, eles tem o valor inestimável de proteger a vida daqueles com que os profissionais vão ter contato após o trabalho.

 

A equipe desenvolveu também um traje especial para a desinfecção do corpo e das roupas dos profissionais de saúde. A pessoa entra dentro dele, deixando apenas a cabeça para fora e é desinfetada com o gás ozônio, que infla o traje por três minutos e com isso destrói o vírus. Segundo o professor, os últimos testes e protótipos de um gerador de ozônio próprio estão sendo finalizados, o que viabiliza a produção dos trajes a partir da próxima semana.  Por ter um custo maior, o professor Rubens de Faria explica que este equipamento é indicado para hospitais, o que permite que médicos, enfermeiros e outros profissionais que lidam diretamente com os pacientes de Covid-19 não carreguem o vírus para fora das áreas de atendimento.

 

 

Repórter Amanda Yargas