Uma pesquisa está estudando a utilização de cavalos para produzir anticorpos contra o coronavírus. Os detalhes na reportagem.
Foto: Reprodução/RPC
Os pesquisadores estão inserindo partes da coroa do coronavírus, que o vírus usa para atacar as células humanas, no organismo dos cavalos. O sistema imunológico deles percebe os fragmentos como invasores e produz anticorpos. São esses anticorpos que vão ser utilizados para tratamento em humanos, como conta o coordenador da pesquisa Lauro Mera de Souza, do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe.
SONORA
A tecnologia de produção de anticorpos a partir do sistema imunológico de cavalos é mais utilizada contra venenos de picadas de aranhas, escorpiões e cobras peçonhentas. Segundo o coordenador, este método não é adotado normalmente contra viroses porque as vacinas protegem a contaminação.
Mas, como a vacina contra o coronavírus ainda não está disponível, os anticorpos que devem ser produzidos em larga escala assim que terminados os testes, podem ajudar pessoas em situação mais crítica.
SONORA
O estudo é uma parceria entre o Centro de Produção e Pesquisas Imunobiológicas (CPPI) da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe e da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Amanda Yargas