
Ossos do animal foram encontrados em bom estado de conservação durante as escavações de uma ferrovia, em Davinópolis, no Maranhão
Por Fernanda Nardo
Uma equipe de arqueólogos de Maringá, no norte do Paraná, participou da descoberta de um fóssil de dinossauro encontrado no Maranhão, mais precisamente em Davinópolis, no sudoeste do estado. O arqueólogo Jardel Stenio de Araújo Barbosa, que é de uma consultoria em arqueologia de Maringá e participava do trabalho, explica que a primeira escavação aconteceu em abril, enquanto os profissionais faziam o acompanhamento da obra para construção de uma ferrovia no Maranhão. Durante a vistoria em um dos pontos de escavação, um dos arqueólogos da equipe identificou um material que poderia se tratar de um fóssil de dinossauro.
SONORA
Na região, foram encontrados um fêmur de mais de 1,5 metro, pés e mãos, costelas, além de vértebras do animal. O fóssil é de um titanossauro, que faz parte do gênero de dinossauros saurópodes, que já estavam na Terra há cerca de 163 milhões de anos, segundo os cientistas. A descoberta do fóssil dessa magnitude é raro no Brasil. No caso da possível espécie encontrada em Davinópolis, o tamanho estimado é de 18 metros de comprimento.
SONORA
Todos os ossos encontrados foram encaminhados para a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, onde continuarão sendo analisados pelos pesquisadores.