Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

PF desarticula grupo criminoso comandado por detentos de presídio de Ponta Grossa

Por Jornalismo. Publicado em 30/03/2021 às 15:30.

PF desarticula grupo criminoso comandado por detentos de presídio de Ponta Grossa.// Operação da Polícia Civil investiga suspeitos de golpe bilionário contra empresas estrangeiras./// Ratinho Junior diz que fiscalização vai ser intensificada na Páscoa e avisa que não é período de festa.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Tarde COM TRILHA

Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA

A Polícia Federal realizou nesta terça-feira a Operação Rescaldo, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso ligado ao tráfico de drogas. Cerca de 15 policiais federais cumpriram 3 mandados de busca e apreensão: 2 em Ponta Grossa e 1 em Curitiba. A operação é resultado de investigações que revelaram a existência de uma organização criminosa comandada de dentro do presídio Hildebrando de Souza, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, por um de seus detentos. A fase ostensiva da ação busca coletar outras provas do envolvimento dos investigados em crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro.

Uma operação da Polícia Civil, deflagrada nesta terça-feira, investiga suspeitos de aplicar golpes contra empresas estrangeiras que ultrapassam R$ 1 bilhão em contratos fraudulentos. A ação cumpre mandados no Paraná e no Rio de Janeiro. No Paraná, os mandados são cumpridos em Curitiba e Pinhais, na região metropolitana da capital. Conforme a polícia, o principal suspeito negociava a venda de proteína animal e induzia as empresas a pagarem antecipadamente parte do valor negociado. Para isso, o suspeito falsificava documentos públicos e particulares. O suspeito pedia de 10% a 30% do valor do produto. O restante deveria ser depositado após a passagem dos produtos pela aduana, que não acontecia. Uma das empresas chegou a depositar na conta do suposto golpista R$ 320 milhões, segundo a polícia.

O Governo do Paraná avisou que vai reforçar a fiscalização no Feriado de Páscoa, em razão dos altos índices de covid-19 no Paraná. Nas rodovias, o Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual intensifica o policiamento, com abordagens nos principais pontos de fluxo de veículos. Além disso, segundo o Executivo, em conjunto com os municípios, novas barreiras sanitárias devem ser montadas em regiões como o Litoral e as prainhas na costa oeste do estado. O governador Ratinho Junior fez um apelo para a população e garantiu que a fiscalização será rígida. Segundo ele, o “momento não é de festa” e lembra que existe um alto índice de pessoas que são infectadas pelo novo coronavírus dentro do ambiente familiar.