Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

PF investiga envolvimento de apoiadores de Bolsonaro em publicação de fake news

Por Jornalismo. Publicado em 27/05/2020 às 16:18.

Polícia Federal investiga envolvimento de apoiadores de Bolsonaro em publicação de fake news. As informações com Amanda Yargas.

 

 

 

 

 

Giro de Notícias SEM TRILHA

Giro de Notícias COM TRILHA

 

Uma operação da Polícia Federal contra Fake News, deflagrada nesta quarta-feira, tem como foco apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. Foram 29 mandados de busca e apreensão cumpridos no Distrito Federal e outros 5 estados, entre eles o Paraná. O presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, e o empresário Luciano Hang, da rede Havan, estão entre os alvos de busca e apreensão. Hang, popularmente conhecido como Véio da Havan, é suspeito de financiar ataques nas redes sociais. Nos próximos dias, a Polícia Federal vai ouvir seis deputados federais, no inquérito que apura ameaças contra integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF). A determinação é do ministro do próprio Supremo, Alexandre de Moraes, que estabeleceu também que todas as postagens deles nas redes sociais sejam preservadas. Entre os deputados ouvidos está Filipe Barros, do PSL do Paraná.

 

O impacto da crise provocada pelo novo coronavírus já chega a 1 bilhão de reais na arrecadação do Paraná. O balanço das contas do primeiro quadrimestre foi apresentado pelo secretário estadual da Fazenda, Renê Garcia, nesta quarta-feira na Assembleia Legislativa.  Segundo o secretário da Fazenda, a Secretaria de Saúde ainda tem disponível  60% do orçamento para investir em ações associadas ao combate à pandemia. Renê Garcia também considerou que o Paraná estava no rumo certo com o superávit alcançado em 2019, mas isso foi interrompido pela pandemia. No entanto, ele disse que o Estado tinha reservas e que chega a junho com capacidade de fazer frente aos desafios da folha de pagamento, restos a pagar, precatórios e aportes para saúde e segurança.

 

Em Maringá, no norte do estado, um paciente com suspeita de Covid-19 quebrou uma janela e fugiu do Hospital Universitário nessa terça-feira. O homem, que mora em São Jorge do Patrocínio e já tinha sido atendido na Casa de Saúde de Rolândia, as duas cidades também na região Norte, foi encontrado horas depois por um morador de rua e foi levado de volta ao hospital. Segundo a superintendência da instituição, o paciente, que está internado na ala específica para Covid-19, sofre de transtorno psiquiátrico. Ele está medicado e aguarda o resultado dos exames para o novo coronavírus.