Quem conta as aventuras desses animais é a Agência Escola UFPR, em parceria com o Laboratório de Ecologia e Conservação, do Centro de Estudos do Mar.
Reportagem e produção Camila Calaudiano. Supervisão: Maíra Gioia. Uma parceria AERP e Agência Escola UFPR.
Você já imaginou sair da Patagônia, no sul da Argentina, passar semanas em alto mar, desviar a rota e parar no litoral paranaense? Essa é a história do Mawé, um pinguim da espécie Magalhães, que no período de migração vem buscar alimentos na costa brasileira. Quem conta as aventuras e desventuras desses animais é a Agência Escola UFPR, por meio do documentário ‘Trecho Seis’, feito em parceria com o Laboratório de Ecologia e Conservação, do Centro de Estudos do Mar, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O pré-lançamento ocorreu no Teatro da Vila, na Cidade Industrial de Curitiba, e reuniu alunos de duas escolas da Rede Estadual de Ensino. A professora Lucimary Pesaroglo fala da importância de atividades como essa, que estimulam o contato dos alunos com a ciência e a divulgação científica, desde a infância.
SONORA
“Trecho seis” não conta só a história do pinguim Mawé, mas também representa as experiências de muitos outros animais marinhos que sofrem os efeitos das mudanças climáticas e já não encontram no oceano, recursos suficientes para sua sobrevivência. O aquecimento global afeta todo o ecossistema e desequilibra a vida na Terra. A coordenadora da Agência Escola UFPR, professora Regiane Ribeiro, fala sobre a realização desse projeto, que emociona e leva à reflexão.
SONORA
Após a exibição do documentário, as crianças fizeram perguntas sobre a produção e tiraram dúvidas. Surgiram questionamentos sobre a vida dos pinguins, especialmente da espécie pinguim-de-Magalhães, que aparece no curta e que migra para costa brasileira no inverno e depois retorna para a patagônia iniciando o processo de reprodução. Também são conhecidos por serem amáveis e por se apegarem ao ser humano com facilidade
O documentário estará disponível no Youtube em 2025.