Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Piso regional deve ser de 1600 reais no Paraná no próximo ano

Por Jornalismo. Publicado em 17/11/2021 às 08:47.

Piso regional deve ser de 1600 reais no Paraná no próximo ano.//

Curitiba confirma primeiros dias sem mortes causadas pelo coronavírus.//

Pfizer permite produção de comprimido anti-covid genérico para países de baixa renda.//

As informações com Anderson Luís.


Giro de Notícias – Manhã


O Paraná vai reajustar o piso salarial regional em 100% do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de 2021. A decisão foi tomada pelo Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda, com representantes de empresários e das centrais sindicais. O acordo contou com a coordenação da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho.
Com a decisão, o Paraná deve seguir com o maior de piso regional do país. A projeção é que o valor passe dos atuais 1400 reais para cerca de 1600 para a faixa inicial. O valor exato vai ser divulgado no começo de janeiro pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Nesta terça-feira, a Prefeitura de Curitiba confirmou, os primeiros dias sem mortes causadas pela covid-19. As datas foram os dias 7, 11 e 13 de novembro, confirmadas apenas agora por conta da finalização das investigações epidemiológicas. A secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, avaliou os dados como reflexo das medidas de enfrentamento e da eficácia da vacina.
A cidade atingiu a marca de 91% dos moradores com 12 anos ou mais com ao menos uma dose da vacina contra a covid-19 e 81% com o ciclo de imunização completo.

A farmacêutica americana Pfizer anunciou um acordo de licença voluntária, que possibilita a fabricação e o fornecimento de genéricos de seu comprimido antiviral contra a covid-19. O tratado foi firmado com uma organização pública de saúde apoiada pela ONU, e vai expandir o acesso à pílula a pelo menos 95 países de baixa e média renda. O Brasil não foi incluído no acordo, com isso, o país vai ter que comprar o comprimido direto com a Pfizer, provavelmente a valores mais altos.