Pistas principais da obra de duplicação da BR-277, em Guarapuava, são liberadas.//
Paraná vai ganhar novos parques urbanos.//
Internações por infarto aumentam mais de 150% no país. //
Com Jomar Valença
As novas pistas centrais da duplicação da BR-277 em Guarapuava, na região Centro-Sul, foram liberadas para o fluxo de veículos desde sexta-feira (07). A obra contempla duas novas pistas na BR-277 em cada sentido, entre os km 345 e km 349, com faixas de segurança, barreiras de concreto New Jersey e acostamentos externos. Essas pistas foram liberadas com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF). As obras seguem em andamento com as melhorias nas vias marginais dos dois lados e acessos das novas trincheiras, totalizando mais de 86% de execução.
**
O Paraná vai ganhar sete novos parques urbanos até o final desse ano, conforme o Governo do Estado. Os equipamentos estão em implantação nos municípios de Jardim Olinda, Kaloré, São Tomé, Cruzeiro do Oeste, Ampére, Nova Londrina e Sapopema. O Governo do Estado planeja investir até R$ 73 milhões na criação de 63 parques em 60 municípios paranaenses conveniados pelo Instituto Água e Terra.
**
Um levantamento do Instituto Nacional de Cardiologia (INC) mostra que, entre 2008 e 2022, o número de internações por infarto aumentou no Brasil. Entre os homens, a média mensal passou de 5.282 para 13.645, alta de 158%. Entre as mulheres, a média foi de 1.930 para 4.973, aumento de 157%. De acordo com o INC, as principais formas de prevenção são a prática de exercícios físicos e a alimentação balanceada.