Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Plataforma AMA traz educação ambiental e renda extra com atuação local

Por Jornalismo. Publicado em 10/06/2021 às 12:53.

Uma plataforma pensada para a educação ambiental acabou criando uma fonte de renda extra e ajudando os próprios moradores a cuidarem do seu bairro.

 

 

Em 2017, uma empresa de limpeza pública urbana resolveu abrir espaço nas redes sociais para ouvir críticas e sugestões da população. No entanto, a maior parte dos comentários vinha de áreas periféricas da cidade onde atuava, não atendidas pelo contrato da empresa. Mesmo assim, a equipe tentou entender o que estava acontecendo e descobriu uma realidade diferente daquela dos bairros mais centrais que atendia. Isso levou ao desenvolvimento da plataforma AMA, como conta seu idealizador, Marcelo Crivano.

SONORA

A plataforma incentiva a participação do cidadão no cuidado com o meio ambiente e com a sua comunidade em duas frentes: pela educação ambiental e pela atuação remunerada na limpeza local. Para viabilizar isso, conta com o apoio das Prefeituras nas cidades em que está presente. Paranaguá, Maringá, Cianorte, Campo Mourão e Umuarama já contam com 681 zeladores municipais.

SONORA

Quem não participa diretamente na limpeza urbana pode também completar ações pontuais para a melhoria da sustentabilidade local e com isso, recebe incentivos na forma de brindes e créditos. Segundo Crivano, essa versatilidade torna o projeto abrangente. 

SONORA

A professora Renata Zuba, que é já usa a plataforma há cerca de um ano diz que o mais importante é que cada um faça a sua parte, mesmo que a mudança seja pequena.

SONORA

Para saber mais, acesse o site cidadeama.com.br. Se você mora em uma das cidades já atendidas pelo projeto, você pode baixar o aplicativo da AMA, que está disponível para Android e iOS.