Polícia Ambiental fecha uma carvoaria clandestina em Querência do Norte.// TCE-PR emitiu recomendações para que o governo melhore a segurança de instalações e acervos dos Museus do Paraná. // Agendamento para emissão de RG permanece suspenso, mas atendimento para urgências continua.///
Giro de Notícias Tarde COM TRILHA
Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA
A Polícia Ambiental fechou uma carvoaria clandestina em Querência do Norte, no noroeste do Paraná. Oito toneladas de carvão que estavam ensacados e mais 12 toneladas que estavam dentro de 25 fornos foram apreendidos. A Polícia Ambiental chegou ao local após receber uma denúncia anônima. Segundo a polícia, o dono da propriedade não tinha a licença ambiental para funcionar. No local, a polícia encontrou onze pessoas. Três deles eram adolescentes. Uma investigação vai tentar apurar se eles estavam trabalhando no local. Um homem de 45 anos foi preso por porte ilegal de arma.
O Tribunal de Contas do Paraná emitiu 16 recomendações para que o governo do Estado melhore a segurança de instalações e acervos dos Museus do Paraná. As medidas foram sugeridas depois de uma auditoria realizada entre fevereiro e julho deste ano. A Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, que faz a gestão dos museus, recebeu prazo de 180 dias para melhorar a estrutura de segurança dos locais. Em nota, a superintendente da Cultura do Paraná, Luciana Casagrande Pereira, reafirmou o compromisso de revitalizar todos os museus do Estado e que, desde o início da atual gestão, medidas estão sendo tomadas nesse sentido.
A Polícia Civil do Paraná informou que, mesmo com restrições de atendimento, teve quase 140 mil solicitações para a confecção de RG desde março – início da pandemia – até setembro, em todo Estado. O foco foram os casos emergenciais. Os mais recorrentes são de pessoas que solicitaram documento para receber auxílio emergencial e outros benefícios. Os agendamentos relacionados à carteira de identidade pela internet estão temporariamente suspensos por causa do coronavírus. Mas os casos tratados como emergenciais são atendidos diretamente nos Postos de Identificação, sem a necessidade de agendamento prévio. O cidadão que precise deve comparecer ao Posto da região, com máscara e respeitando as recomendações de distanciamento social. Também é necessário apresentar documentos que comprovem a urgência do serviço.