Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Polícia Civil cumpre mandados no Norte Pioneiro e RMC em operação que investiga venda de cirurgias no SUS

Por Jornalismo. Publicado em 29/10/2020 às 09:26.

Polícia Civil cumpre mandados no Norte Pioneiro e RMC em operação que investiga venda de cirurgias no SUS. // Consulta pública sobre colégios cívico-militares no Paraná é prorrogada até sexta.// Mulheres vítimas de violência em Foz do Iguaçu recebem botão do pânico. // Justiça Eleitoral indefere candidatura do atual prefeito de Paranaguá à reeleição. ///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Noticias Manhã COM TRILHA

Giro de Notícias Manhã SEM TRILHA

A Polícia Civil do Paraná está nas ruas nesta quinta-feira para cumprir sete mandados judiciais pela segunda fase da operação que investiga uma organização criminosa que teria lucrado mais de R$ 10 milhões com a venda de cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS, em hospital da Região Metropolitana de Curitiba. Os policiais civis têm a missão de cumprir dois mandados de prisão temporária, sendo um dos alvos um vereador e candidato a reeleição da cidade de Carlópolis, e cinco mandados de busca e apreensão. As ordens judiciais estão sendo cumpridas em Carlópolis, Santo Antônio da Platina, Jacarezinho, todos municípios do Norte Pioneiro do Estado, e em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. Segundo as investigações, o vereador teria falsificado guias do SUS. Isso possibilitava encaminhamento de pacientes, principalmente do Estado de São Paulo, para fazerem cirurgias bariátricas no hospital do Paraná. Ele atuaria juntamente com médicos que assinavam as guias.

A Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná prorrogou até sexta-feira o prazo de votação na consulta pública, que vai decidir sobre a migração de 216 escolas tradicionais para o modelo Cívico-Militar. O novo prazo permite que as escolas atinjam o quórum mínimo, já mais da metade da comunidade escolar precisa registrar voto. A comunidade escolar deve ir presencialmente às instituições, entre às 8h da manhã e às 8 horas da noite. O resultado total da votação será divulgado na sexta-feira.

Um dispositivo de segurança, conhecido como ‘Botão do Pânico’, deve ser entregue para 50 mulheres vítimas de violência, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, segundo a prefeitura. De acordo com o município, o botão poderá ser acionado quando a mulher estiver em situação de risco para que, na sequência, a Patrulha Maria da Penha tenha conhecimento da situação e atenda a ocorrência. Casos de violência contra mulheres crescem 30% nos seis primeiros meses de 2020, em Foz do Iguaçu. Atualmente, Foz do Iguaçu atende cerca de 900 mulheres com medidas protetivas.

O juiz eleitoral Guilherme Moraes Nieto aceitou o pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE), nesta quarta-feira (28), e indeferiu a candidatura de Marcelo Roque (Podemos) à Prefeitura de Paranaguá, no Litoral do Estado. Atual prefeito da cidade, Roque busca a reeleição. O MPE alega que a candidatura viola artigo constitucional que trata de mandatos consecutivos de familiares. Porém, a impugnação da candidatura não proíbe a continuidade da veiculação de propaganda eleitoral com o nome do atual prefeito e o uso de qualquer recurso público para financiamento de campanha. Ainda cabe recurso do candidato.