Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Polícia Civil mira quadrilha que aplicava golpes em idosos

Por Jornalismo. Publicado em 24/11/2020 às 09:37.

Polícia Civil mira quadrilha que aplicava golpes em idosos.// Matrículas da Rede Estadual de Ensino do Paraná começam nesta terça-feira. // MP questiona métodos da Prefeitura de Curitiba no combate à Covid-19.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Manhã COM TRILHA

Giro de Notícias Manhã SEM TRILHA

Suspeitos de aplicar golpes em idosos são alvo de uma operação da Polícia Civil na manhã desta terça-feira, em Curitiba. De acordo com a polícia, são cumpridos três mandados de prisão temporária e quatro mandados de busca e apreensão. As investigações começaram em julho, quando uma idosa de 71 anos foi vítima do golpe. De acordo com a polícia, ela foi induzida a sacar R$ 8.500 para a quadrilha, supostamente para ajudar na troca de uma nota promissória. Além disso, a vítima foi coagida a desbloquear um cartão bancário e, depois disso, teve a bolsa furtada pelos suspeitos. De acordo com a polícia, os alvos da operação ainda usaram o cartão para fazer compras de R$ 4,7 mil em um supermercado em nome da vítima. Outro caso semelhante foi registrado no interior do estado, segundo a Polícia Civil.

O período para matrículas e rematrículas na rede pública estadual de ensino do Paraná para o ano letivo de 2021 começa nesta terça-feira. Todo o processo de cadastramento será feito pela internet. Pais ou responsáveis têm até o dia 18 de dezembro para fazer o pedido. O portal é o mesmo que disponibiliza boletim escolar e outros documentos aos estudantes. Já os responsáveis por alunos vindos da rede privada de ensino, matriculados em instituições que não utilizam o Sistema Escola Web, ou de alunos que vêm de outros estados ou países, devem preencher o formulário para inscrição de acordo com a região. Caso o tutor não tenha celular ou acesso à internet, é preciso ir à instituição de ensino e utilizar um dos computadores disponibilizados no local. Segundo a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, o processo deve mobilizar cerca de um milhão de estudantes em todo o estado.

 

O Ministério Público do Paraná voltou a pedir que a Justiça que analise o mérito da ação civil pública que questiona os métodos da Prefeitura de Curitiba para determinar os riscos, diante do crescimento de casos da covid 19 na capital. Para o MP, a matriz utilizada pela prefeitura para determinar o que abre e fecha na cidade durante a pandemia de coronavírus é ineficaz. A secretária municipal da Saúde Márcia Huçulak fez um desabafo de indignação com os registros de aglomeração no fim de semana em regiões de Curitiba, como Largo da Ordem e Shopping Hauer, e avisou que a Prefeitura está estudando novas medidas restritivas para o comércio e outras atividade já que os casos de Covid-19 estão aumentando.O número de casos ativos mais que dobrou nos últimos dez dias.