Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Polícia Civil mira quadrilha suspeita de alterar quilometragem de veículos

Por Jornalismo. Publicado em 09/11/2020 às 09:42.

Polícia Civil mira quadrilha suspeita de alterar quilometragem de veículos. // Dono de posto e cliente são presos por suspeita de compra de voto com combustível no sudoeste. // Inscrições para PSS de professores com 4 mil vagas no Paraná começam na segunda./// As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Manhã COM TRILHA

Giro de Notícias Manhã SEM TRILHA

A Polícia Civil cumpre 13 mandados de prisão preventiva, sete de prisão temporária e 28 mandados de busca e apreensão em uma operação contra uma organização criminosa suspeita de desenvolver e comercializar softwares para adulterar hodômetros de veículos, na manhã desta segunda-feira. As ordens judiciais estão sendo cumpridas em Curitiba, cidades da região metropolitana e em Goiânia, no estado de Goiás. De acordo com a Polícia Civil, o objetivo dos suspeitos era diminuir a quilometragem original para facilitar a revenda dos veículos. As investigações apontam que revendedores de automóveis de vários estados utilizavam os serviços criminosos. São alvos da operação proprietários de lojas de revenda de veículos seminovos e particulares e proprietários de oficinas mecânicas, suspeitos de executar as adulterações.

O dono de um posto de combustíveis em Renascença, no sudoeste do Paraná, e um cliente foram presos em flagrante, no sábado, durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão de uma investigação sobre suspeita de compra de votos, segundo o Ministério Público do Paraná. O cliente preso, que abastecia o carro no momento do cumprimento do mandado, entregou dois vales de 10 litros de gasolina cada como forma de pagamento. De acordo com as investigações, os vales estariam sendo fornecidos por um candidato a prefeito e alguns candidatos a vereadores. Foram apreendidos no posto vários documentos relativos a possível compra de votos. O dono do local também foi preso por ter uma arma de fogo e munição sem autorização.

As inscrições para participar do Processo Seletivo Simplificado (PSS) de ao menos 4 mil professores para a rede pública no Paraná começam nessa segunda-feira . As contratações são para 2021. O prazo para se inscrever pela internet vai até 18h do dia 23 de novembro. Inicialmente, o governo havia anunciado que o prazo começaria na sexta-feira. O adiamento ocorreu por causa de ajustes no sistema de inscrição. A contratação temporária de professores está sendo criticada pelo sindicato que representa a categoria. A sede da Secretaria de Estado da Educação e o Palácio Iguaçu foram alvos de protestos na semana passada.