Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Polícia Federal deflagra operação para investigar crimes envolvendo contrato público dos Portos do Paraná.

Por Comunicação. Publicado em 09/05/2024 às 13:10.

Polícia Federal deflagra operação para investigar crimes envolvendo contrato público dos Portos do Paraná

Ligação entre Curitiba e São José dos Pinhais poderá ser feita por Veículo Leve sobre Trilhos

Bombeiros do Paraná resgatam quase 1.000 vítimas em sete dias; mais 300 toneladas de doações são enviadas ao Rio Grande do Sul

As informações com Mauro Contti


A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (09), a Operação Serendipitia, para apuração da prática de crimes de lavagem de dinheiro, evasão de divisas, corrupção ativa e passiva e de associação criminosa. São 10 mandados de busca e apreensão e 13 mandados de sequestro de bens, expedidos pela 14ª Vara Federal de Curitiba/PR, nas cidades de Curitiba e Rio de Janeiro. A Justiça Federal também determinou o bloqueio de contas bancárias e aplicações financeiras dos investigados.
O caso foi iniciado em 2021, a partir de provas descobertas na Operação Daemon, que desmantelou um complexo esquema de pirâmide financeira no mercado de criptomoedas. A investigação demonstrou que um empresário teria recebido e mantido oculto, de 2009 a 2017, em constas na Áustria, valores que ultrapassavam R$ 5 milhões e que pertenciam, a um ex-agente público.
A policia afirma que a lavagem dos recursos ilícitos ocorreu com o uso de familiares do ex-servidor público. Em coautoria com o empresário, o ex-agente estatal, sua esposa e seus dois filhos promoveram operações ilegais de câmbio, movimentação de valores em espécie, depósitos fracionados e transferências bancárias com apresentação de justificativas falsas.

//
A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) definiram e apresentaram o consórcio de empresas, que será responsável pela elaboração dos estudos técnicos e de viabilidade para implantação de um sistema de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT). O transporte vai funcionar entre Curitiba e São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
A avaliação da Amep é que, com a mudança do modal, o crescimento populacional e o incremento de novos trechos na linha, é possível um aumento de aproximadamente 30% no número de passageiros transportados já no primeiro ano de implantação do projeto, chegando, então, a 164.800 usuários por dia.
///
De acordo com o último balanço divulgado pelo Corpo de Bombeiros, 962 pessoas foram salvas até agora com a ajuda dos agentes que foram para o Rio Grande do Sul. Na quarta-feira (9), foram 32 vítimas e 87 animais resgatados. O Estado do Paraná também contribui com doações. Dezoito caminhões com donativos, como água, kits de higiene e limpeza e roupas, foram enviados ao estado na última leva.
Somando todas as contribuições e doações arrecadadas em todo o Estado, o volume de mantimentos enviados pela campanha às pessoas afetadas pelas chuvas é de cerca de mil toneladas, até agora.