Polícia prende suspeitos de adulteração de farelo de soja destinado à exportação
Receita Federal libera consulta ao 6° lote de restituição do imposto; quase 20 mil paranaenses têm valores a receber
As informações com Mauro Contti
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante três pessoas envolvidas em um esquema de adulteração de farelo de soja durante uma ação conjunta com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Um barracão localizado em Curitiba era utilizado para adulterar cargas destinadas ao Porto de Paranaguá. Os suspeitos foram autuados por corromper, adulterar, falsificar ou alterar substâncias alimentícias destinadas ao consumo. Durante a operação, além das prisões, foram apreendidos um trator avaliado em mais de R$ 700 mil, um caminhão, cerca de 300 toneladas de farelo de soja adulterado e materiais utilizados no processo de falsificação. As investigações começaram após denúncias indicando que caminhoneiros estavam desviando da rota original para adulterar as cargas. As investigações seguem a fim de identificar outros envolvidos na prática criminosa.
///
A Receita Federal (RF) liberou nesta quinta-feira (24) a consulta ao 6º lote de restituição do Imposto de Renda 2024. A verificação pode ser feita no site da Receita Federal. No Paraná, 19.926 contribuintes estão contemplados, somando R$ 38,7 milhões a serem restituídos. Os pagamentos serão feitos a partir de 31 de outubro. O lote também inclui restituições residuais de exercícios anteriores, de 2018 a 2023.
De acordo com a Receita Federal, o maior número de contribuintes que receberão o crédito neste lote no Paraná está em Curitiba, 7.345 contribuintes, seguido por Cascavel com 2.811 e Maringá com 2.576 contribuintes.