
Polícia Rodoviária Federal faz parto de emergência em estrada do Paraná
Paraná contabiliza 10 casos de gripe aviária, todos no litoral
Deputados debatem criação de política estadual de Economia Circular
As informações com Mauro Contti
Em pleno domingo de dia dos pais, policiais rodoviários federais fizeram um parto de emergência dentro de um carro em Ibiporã, no norte do Paraná. O caso aconteceu na BR-369, em frente à Unidade Operacional da PRF, e foi registrado em vídeo pelos policiais. A mãe do bebê estava com familiares no carro indo para o Hospital da cidade, quando entrou em trabalho de parto. A família pediu ajuda dos policiais, que perceberam que não havia tempo de chegar ao hospital. O Siate do Corpo de Bombeiros foi acionado, mas chegou só após o parto. A mãe e o bebê foram encaminhados ao hospital e estão saudáveis.
O Paraná já detectou dez casos de gripe aviária em aves silvestres migratórias neste ano, todos no litoral: três em Guaraqueçaba, um em Paranaguá, três em Pontal do Paraná, dois em Guaratuba e um em Antonia. A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) informou que segue monitorando o avanço da doença. O Estado está em emergência zoosanitária desde o dia 25 de julho. A medida, válida por 180 dias, deve agilizar o atendimento nos casos notificados de suspeita de gripe aviária e facilitar o acesso de recursos no combate à doença.
A Assembleia Legislativa do Paraná debate, a partir desta segunda-feira, a criação de uma política estadual de Economia Circular. Entre os princípios do projeto estão a utilização de energias renováveis e a diminuição do desperdício ao eliminar resíduos da cadeia produtiva. A proposta foi apresentada pela deputada Maria Victoria (PP). A justificativa, segundo a parlamentar, é construir uma legislação moderna que priorize a redução do impacto ambiental da cadeia produtiva