Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Ponta Grossa confirma circulação de variante do novo coronavírus

Por Jornalismo. Publicado em 25/02/2021 às 08:59.

• Ponta Grossa confirma circulação de variante do novo coronavírus
• Pelo menos 14 cidades estão sem leitos de UTI covid no SUS
• Fiscalização flagra culto com 2 mil pessoas na capital
• Curitiba volta para a bandeira laranja

As informações com Anderson Luís


Giro de Notícias (COM TRILHA)

Giro de Notícias (SEM TRILHA)


A prefeitura de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, confirmou a circulação de uma variante do novo coronavírus, nesta quarta-feira. Com isso, a prefeitura anunciou novas medidas restritivas, que passam a valer na sexta-feira e estarão vigentes até 9 de março. Entre as medidas está o toque de recolher das 10 da noite às 6h da manhã; os serviços de delivery estão autorizados a funcionar até 11h da noite; eventos e festas estão proibidos, entre outras ações. Na quarta-feira, o diretor-geral do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa afirmou que a instituição não tem mais estrutura física e de equipe de profissionais para a abertura de novos leitos para covid-19. Há uma semana, o hospital registra lotação máxima dos leitos de UTI exclusivos para a doença.

 

A procura por leitos exclusivos de covid-19, seja em enfermarias ou em UTIs cresceu 700% no Paraná durante os últimos 13 dias. A informação foi divulgada pelo secretário de Saúde Beto Preto. No início dessa semana, ele já havia reconhecido que o estado está em ‘colapso iminente’. Pelo menos 15 cidades paranaenses estão sem leitos de UTI covid no SUS, de acordo com o painel da transparência atualizado pelo governo estadual. Estão com taxa de ocupação em 100% nos leitos da rede pública os municípios de Apucarana, Campo Mourão, Chopinzinho, Colorado, Cornélio Procópio, Goioerê, Irati, Jacarezinho, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Santo Antônio da Platina e União da Vitória.

 

A Ação Integrada de Fiscalização Urbana interrompeu na noite desta quarta um culto evangélico com cerca de 2 mil na Igreja Mundial do Reino de Deus, no bairro Batel, em Curitiba. O evento chamado “Noite de Abraão” desrespeitou as medidas sanitárias determinadas pela Prefeitura da capital para conter o avanço da Covid-19 em Curitiba. Entre os participantes, estavam muitos idosos, grupo de risco do coronavírus, alguns com problemas de locomoção. Foram aplicadas três multas, que somaram R$ 150 mil. O promotor do evento foi encaminhado à Central de Flagrantes da Polícia Civil para termo circunstanciado e liberado logo depois. Ele deve responder por crime contra a saúde.

 

A Secretaria municipal de Saúde anunciou que Curitiba volta para a situação de risco médio de alerta. A bandeira laranja entrou em vigor nesta quinta-feira e vai valer até o dia 10 de março. O aumento do número de casos de Covid-19 na cidade e a ocupação crescente dos leitos de UTI destinados aos pacientes vítimas do novo coronavírus pesaram na decisão. Com a volta da bandeira laranja, shows, circos, teatros, cinemas, museus, bares e casas noturnas não podem funcionar. Diversas atividades também ficam suspensas aos domingos.