Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Ponte da Amizade é reaberta na fronteira entre Brasil e Paraguai

Por Jornalismo. Publicado em 15/10/2020 às 09:24.

Ponte Internacional da Amizade é reaberta.// Polícia Civil busca um dos maiores estelionatários do país em operação nesta quinta. // Temporal causa estragos nas regiões Norte e Noroeste do Paraná

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Manhã COM TRILHA

Giro de Notícias Manhã SEM TRILHA

Após quase sete meses, a Ponte Internacional da Amizade foi reaberta, nesta quinta-feira. A fronteira liga Cidade do Leste, no Paraguai, e Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. O governo paraguaio reafirmou sobre a reabertura, na quarta-feira, e divulgou protocolo rigoroso sanitário para a travessia de moradores pela ponte. A liberação também foi publicada no diário oficial do governo brasileiro, na noite de quarta, mas sem muitas restrições. Pela liberação do governo paraguaio, nos primeiros 15 dias, apenas veículos poderão entrar no país, das 5h às 2h da tarde, com retorno até ameia-noite. O governo brasileiro autorizou a entrada de estrangeiros no país e também o sentido inverso, mas sem a definição exata sobre veículos ou pedestres. No decreto brasileiro, também não há definição sobre o horário de entrada na ponte.

 

A Polícia Civil do Paraná está nas ruas desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira para desmantelar uma associação criminosa comandada por um homem suspeito de ser um dos maiores estelionatários do país. O bando é investigado por criar falsos sites de vendas de variados segmentos e comercializar dados de cartões de crédito obtidos indevidamente de terceiros. Os policiais civis cumprem dez ordens judiciais, de forma simultânea, no Paraná e em Goiás. Entre os mandados, cinco referem-se a prisão temporária e cinco a busca e apreensão em endereços relacionados aos alvos.

 

Um temporal com ventos de até 72 km/h derrubou pelo menos 42 árvores entre a noite de quarta-feira e a madrugada desta quinta-feira, em Maringá, no norte do Paraná, segundo a Defesa Civil. Cinco carros foram atingidos por galhos e troncos de árvores caídas, mas não houve registro de feridos. Segundo a Copel, em toda a região norte do Paraná, cerca de 35 mil unidades ficaram sem energia elétrica por causa do temporal. Também foram registrados vendavais na região noroeste do estado durante a madrugada desta quinta. Segundo a Somar, as rajadas mais fortes, de 80 km/h, aconteceram nos municípios de Cidade Gaúcha e Paranapoema. Em Paranavaí, pelo menos sete árvores caíram nas ruas da cidade. Em um dos casos, um motociclista ficou gravemente ferido. Em Umuarama, uma igreja ficou destelhada com o vendaval.