
Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstram que a população do Paraná envelheceu nos últimos dez anos.
Por Marinna Prota
O resultado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Características Gerais dos Moradores, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstra uma mudança etária na população do estado do Paraná. Segundo dados apontados pela amostragem, o número de paranaenses abaixo de 30 anos de idade caiu 3,7%, entre 2012 e 2021.
Ao todo, as pessoas de 30 anos ou mais passaram a representar 57% da população total no ano passado.
O número de paranaenses atingiu o patamar acima dos 11,584 milhões de pessoas. Nos últimos dez anos, a parcela de pessoas com 60 anos ou mais subiu de 11,8% para 14,4%. Em números absolutos, esse grupo etário passou de 1,28 milhão para 1,66 milhão, crescendo 30%.
Analista da pesquisa, Gustavo Fontes explica que as estimativas de sexo e classes de idade, por ser alinhada com as Projeções Populacionais, ainda não incorporam os efeitos da pandemia, como a queda no número de nascimentos e o aumento dos óbitos.
SONORA
Ainda conforme o analista, os indicadores são importantes para detectar necessidades de implementação de políticas públicas em setores como a saúde e a educação.
SONORA