
Ler e escrever são processos muito abstratos e a letra imprensa facilita a aprendizagem nesta etapa da vida, aponta especialista.
Por Fernanda Nardo
Uma letra após a outra, toda criança vai aprendendo a desenhar os símbolos que representam os sons do alfabeto romano, utilizado na maior parte do mundo ocidental. Mas, por que, afinal, as crianças passam tanto tempo aprendendo as letras de forma, imprensa se, no futuro, precisarão aprender a letra cursiva? A especialista em Educação Infantil e coordenadora de evolução de conteúdo do Sistema Positivo de Ensino, Anna Baratieri, destaca que ler e escrever são processos muito abstratos, e, na idade em que começam a aprender esses processos, as crianças ainda têm uma mentalidade muito apegada àquilo que é possível ver e tocar. Por isso, a criança precisa entender primeiro que a fala é um sistema de representação, no qual um som é encadeado no outro e que as letras representam cada um desses sons. A especialista explica que fazer esse primeiro movimento é difícil porque o cérebro ainda está muito ligado ao que é material. Por isso que, para evitar trazer mais complexidade ao aprendizado, pode-se iniciar a introdução a essa representação com a letra imprensa.
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No entanto, ela reforça que não há contraindicação da apresentação inicial de outros tipos de letras.
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A especialista reforça que ler e escrever são processos muito importantes para conectar as pessoas ao restante do mundo. Porém, esses dois processos são o produto final de vários outros processos subjacentes que precisam acontecer antes e que são extremamente complexos.
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