Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Porto de Paranaguá ganha reforço na segurança

Por Jornalismo. Publicado em 16/10/2020 às 16:07.

Porto de Paranaguá ganha reforço na segurança.// Prefeitura de Toledo retira toque de recolher.// Procon-PR registra aumento de reclamações durante a pandemia.///

As informações com Juliana Sartori


Giro de Notícias Tarde COM TRILHA

Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA

O combate ao tráfico de drogas no Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná, ganhou um reforço. Lanchas passaram a fazer patrulhas durante 24 horas nos arredores do porto. Esse patrulhamento pelo mar é feito pela Polícia Militar, pela Polícia Federal e pela Marinha. O objetivo é unir efetivo e estrutura das forças de Segurança. Essa medida foi adotada porque os criminosos têm usado cada vez mais o mar e as pequenas embarcações para se aproximar do porto e dos navios. Com esse trabalho, a ideia é frear esse tipo de ação por parte dos criminosos.

 

A Prefeitura de Toledo, no oeste do Paraná, suspendeu o toque de recolher na cidade, liberou mais estabelecimentos comerciais e a retomada do funcionamento em horário normal do comércio. O município saiu da bandeira laranja e passou para a amarela, que significa um risco leve de contágio do coronavírus, conforme a prefeitura. De acordo com o decreto, os responsáveis pelos estabelecimentos que retomarem as atividades devem controlar o número de clientes, oferecer álcool 70%, respeitar o distanciamento mínimo em filas, utilizar a máscara e não permitir aglomeração nos ambientes. De acordo com a prefeitura, a retomada de atividades presenciais de ensino está sendo analisada.

 

Ao longo de sete meses de pandemia, o Procon-PR já registrou 88 mil e 820 atendimentos pelos diversos canais virtuais oferecidos. Somente pela plataforma consumidor.gov.br houve um aumento de aproximadamente 56% em relação ao ano passado. As denúncias com maiores reclamações envolvidas foram das empresas de academias, operadoras de telefonia, bancos, financeiras e companhias aéreas. Para fazer denúncias na plataforma, é importante que o consumidor tenha nota fiscal da compra, ou foto do produto anunciado e seguir o passo a passo do registro da reclamação online. Caso a empresa contra a qual o consumidor precisar reclamar não participe da plataforma consumidor.gov.br, o Procon oferece ainda outras opções de denúncias, que estão disponíveis no site: procon.pr.gov.br.