Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Portos do Paraná recebem pela sexta vez prêmio de melhor gestão portuária do país

Por Redação. Publicado em 21/08/2025 às 13:00.

Portos do Paraná recebem pela sexta vez prêmio de melhor gestão portuária do país

Justiça do Paraná autoriza transfusão de sangue em bebê contra vontade dos pais

As informações com Mauro Contti


A Portos do Paraná, responsável pelos terminais de Paranaguá e Antonina, conquistou pela sexta vez consecutiva o prêmio de melhor gestão portuária no Prêmio Portos + Brasil. A autoridade portuária venceu o Ranking IGAP, que avalia 30 indicadores como eficiência operacional, manutenção dos acessos aquaviários, regularidade fiscal e transparência.
Em 2024, os portos paranaenses bateram recorde histórico com 66 milhões e 700 mil toneladas movimentadas. Já no primeiro semestre de 2025, alcançaram 34 milhões de toneladas, superando em 1,4% o mesmo período do ano anterior. O governo estadual destacou que o Porto de Paranaguá é hoje o principal terminal brasileiro para exportação de proteína animal e segue ampliando a modernização para atingir 70 milhões de toneladas neste ano.
////
O Tribunal de Justiça do Paraná autorizou a realização de transfusão de sangue em um bebê de três meses após os pais, Testemunhas de Jeová, recusarem o procedimento por motivos religiosos. A decisão foi tomada pela Vara da Infância e Juventude de Maringá.
A criança, que tem síndrome de Down, cardiopatia congênita e está internada com dengue grave e sepse, corria risco iminente de morte sem o tratamento. O juiz considerou que a preservação da vida da criança se sobrepõe à liberdade de crença dos pais, autorizando a equipe médica a realizar transfusões e outros procedimentos necessários durante a internação.