
Preços de alimentos têm terceira queda seguida no Paraná em 2025
Inquérito sobre explosão em fábrica da Enaex em Quatro Barras é prorrogado
Com Marinna Prota
O Paraná registrou em agosto a terceira redução consecutiva nos preços de alimentos e bebidas, segundo o Índice Ipardes de Preços Regional. O recuo foi de 0,58% no mês, acumulando alta de apenas 1,85% em 2025. A queda foi puxada por hortifrutis, com destaque para tubérculos, raízes e legumes (-8,11%).
Entre os produtos, a maior retração foi da manga (-18,26%), seguida por tomate (-15,63%), cebola (-14,26%), brócolis (-9,25%) e abobrinha (-8,49%). No total, 54 dos 91 itens pesquisados ficaram mais baratos.
O índice caiu em oito das nove cidades avaliadas, sendo Ponta Grossa (-0,93%), Curitiba (-0,91%) e Pato Branco (-0,76%) as que mais registraram redução. Foz do Iguaçu foi a única com alta leve de 0,13%.
/////
A Polícia Civil prorrogou por mais 30 dias o inquérito que apura a explosão na fábrica da Enaex, em Quatro Barras, que deixou nove mortos há um mês. Testemunhas, funcionários e representantes da empresa já foram ouvidos, e imagens de câmeras de segurança estão sendo analisadas.
O Ministério Público também conduz um inquérito civil, com conclusão prevista para este semestre, para apurar responsabilidades administrativas e coletivas.
As causas do acidente ainda não foram confirmadas. As câmeras mostram que a explosão ocorreu durante a troca de turno, sem manuseio de material explosivo no momento.
A Enaex informou que retomou parcialmente as operações, mas não deve reativar a produção do explosivo X-Booster no curto prazo.