Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Prefeita de Paranacity e mais 8 pessoas são denunciadas pelo MPPR por desvio de dinheiro público

Por Jornalismo. Publicado em 24/06/2020 às 16:19.

Prefeita de Paranacity e mais 8 pessoas são denunciadas pelo MPPR por desvio de dinheiro público. As informações com Amanda Yargas.

 

 

 

 

 

 

Giro de Notícias COM TRILHA

Giro de Notícias SEM TRILHA

 

O Ministério Publico ofereceu denúncia contra a atual prefeita de Paranacity, noroeste do estado, e mais 8 pessoas. Segundo investigações realizadas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado na Operação Coleta, empresários e servidores teriam desviado dinheiro público da prefeitura.

Os investigados incluem dois secretários (de Governo e de Agricultura e Meio Ambiente) e dois ex-secretários (de Obras e de Administração), um empresário, um advogado e duas servidoras municipais (uma delas, procuradora jurídica do Município). Eles foram denunciados por associação criminosa, fraude a licitação e desvio de dinheiro público. Na denúncia, o Ministério Público pede a devolução do dinheiro, em pelo menos R$ 130 mil, e a perda da função pública dos réus em caso de condenação.

 

 

O último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) confirmou que o Hospital Santa Casa de Curitiba chegou, nesta terça-feira, a 100% de ocupação de leitos de UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) do Sistema Único de Saúde (SUS) para a covid-19. Ainda, o Hospital Evangélico e o Municipal de São José dos Pinhais também mantêm a taxa de 100%. Por sua vez, o Hospital do Trabalhador, que na segunda-feira estava sem leitos, agora tem uma taxa de 91%, já que duas vagas de UTI foram liberadas. No total de todos os hospitais, de ontem para hoje, 15 leitos de UTI a mais estão disponíveis em Curitiba e região metropolitana. Entretanto, são 21 pacientes adicionais em enfermaria, que podem evoluir para um caso grave.

 

 

A pandemia deixou 9,7 milhões de trabalhadores sem remuneração no Brasil em maio deste ano, o equivalente à 11,5% do total. O dado é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Covid (Pnad Covid), divulgado nesta quarta-feira, 24, pelo IBGE. No Brasil são 84,4 milhões de trabalhadores e cerca de 19 milhões foram afastados do trabalho.