Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Prefeitos da RMC decidem que aulas presenciais só retornam em 2021

Por Jornalismo. Publicado em 28/10/2020 às 08:49.

Prefeitos da RMC decidem que aulas presenciais só retornam em 2021. // Cobertura da campanha de vacinação contra a poliomielite é de apenas 46% no Paraná.// Polícia Civil combate crimes de violência doméstica em Londrina e Cambé.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Manhã COM TRILHA

Giro de Notícias Manhã SEM TRILHA

Os prefeitos dos municípios da Região Metropolitana de Curitiba decidiram que as aulas presenciais das redes públicas municipais destas cidades só devem retornar em 2021. O anúncio foi feito ontem pelo presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), Marcio Wozniack. De acordo com o presidente da associação, responsáveis e pais de alunos das redes municipais foram consultados, e a sondagem apontou que a maioria deles não está seguro quanto ao retorno das atividades presenciais. Segundo a Assomec, os prefeitos agora vão discutir se mantém a previsão de retorno para o ano letivo de 2021 para 18 de fevereiro. Também existe a possibilidade das atividades remotas e online serem mantidas ao longo do primeiro semestre de 2021. Na capital, a data de retorno ainda está indefinida. O decreto municipal vigente suspende as atividades presenciais nas escolas públicas de Curitiba até 31 de outubro. Um novo decreto deve ser publicado até sexta-feira prorrogando a suspensão ou liberando as atividades.

 

A cobertura da campanha de vacinação contra a poliomielite é de apenas 46,5% no Paraná. A doença viral, altamente infecciosa, também é chamada de paralisia infantil. Das 583 mil doses esperadas pelo Ministério da Saúde, apenas 271 mil foram aplicadas. Os dados atualizados nesta semana constam no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações. As regionais de saúde de Curitiba, Paranaguá e Londrina são as que registram as menores coberturas na atual campanha de vacinação contra a poliomielite, ficando em torno de 30%. Em contrapartida, as regionais de saúde de Irati, Paranavaí e Francisco Beltrão aparecem com as maiores taxas de cobertura, entre 74% e 76%. A cobertura da campanha de vacinação contra a poliomielite também é superior a 70% em Cianorte, Ivaiporã, Jacarezinho, Campo Mourão e Umuarama. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite termina nessa sexta-feira.

 

Sete mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos na manhã desta quarta-feira, em uma operação da Polícia Civil para combater o crime de violência doméstica em Londrina e em Cambé, na região norte do Paraná. De acordo com os policiais, os alvos foram denunciados pelas vítimas. Um deles é investigado por tentativa de feminicídio. Ao todo, 28 policiais participam da operação.