Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Prefeitura de Cascavel decreta situação de emergência por causa da estiagem

Por Redação. Publicado em 26/08/2021 às 16:10.

Prefeitura de Cascavel decreta situação de emergência por causa da estiagem.//

Toledo inicia vacinação de adolescentes nesta sexta.//

Campanha distribui árvores nativas no Dia do Voluntariado.///

As informações com Juliana Sartori.

Giro de Notícias Tarde

A Prefeitura de Cascavel, no oeste do Paraná, decretou, nesta quinta-feira, situação de emergência por causa da estiagem. Com o decreto, a prefeitura deve intensificar ações para atender as pessoas afetadas pela estiagem e buscar auxílio do governo do Paraná. Além disso, o município poderá comprar sem licitação para o que for necessário para enfrentar a crise. O decreto será válido por 180 dias. Por causa da estiagem, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) reabriu o registro do Lago Municipal de Cascavel no dia 2 de agosto, para complementar o volume de água ideal para o abastecimento da cidade.

Toledo, na Região Oeste, recebeu na quarta-feira as 35.173 doses do imunizante da Pfizer para dar início à vacinação de toda a população a partir dos 12 anos contra a Covid-19. A remessa especial faz parte de um estudo para analisar o comportamento do coronavírus em adolescentes e jovens de uma cidade de porte médio que receberam a primeira dose do medicamento. De acordo com a prefeitura do município, a aplicação dos imunizantes da faixa etária entre 12 e 17 anos vai começar nesta sexta-feira. A intenção é aplicar cerca de 7 mil primeiras doses por dia. Pelo menos 50 profissionais de saúde serão mobilizados nos pontos de vacinação, além das equipes de vigilância e saúde e atenção primária da secretaria municipal.

 

Nesta sexta-feira, a Campanha Floresce Paraná distribui gratuitamete mudas nativas de árvores em 21 pontos do Estado, além de Curitiba. A ação é realizada no Dia Nacional do Voluntariado. As mudas são dos 19 viveiros do Instituto Água e Terra (IAT), que possuem capacidade de produzir cerca de 3 milhões de mudas de árvores nativas. São 100 espécies nativas, inclusive as ameaçadas de extinção, como peroba-rosa, imbuia e araucária. As mudas serão entregues à população no sistema drive-thru. Além disso, todas as secretarias municipais do meio ambiente receberam sementes de Ipê Amarelo para serem plantadas no dia da ação. Também foram entregues para as secretarias estaduais e autarquias do Paraná mudas de árvores nativas.