Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Prefeitura de Curitiba passa a bloquear cartão de transporte de pessoas que testarem positivo para Covid-19

Por Jornalismo. Publicado em 25/03/2021 às 09:06.

Prefeitura de Curitiba passa a bloquear cartão de transporte de pessoas que testarem positivo para Covid-19.//

As informações com Grasiani Jacomini.


Giro de Notícias da manhã COM TRILHA

Giro de Notícias da manhã SEM TRILHA

 

Pessoas que testaram positivo para covid-19 não poderão usar o cartão-transporte nos ônibus da capital por sete dias, a partir da data confirmação do exame PCR. O cartão será bloqueado neste período. A nova regra vale para todos os tipos de cartões: usuário, isento, idosos e estudantes.O objetivo é evitar que as pessoas diagnosticadas com covid-19 furem o isolamento social, colocando em risco a sua saúde e de outros usuários dos ônibus. A medida, que passa a valer nesta semana, será possível porque a Urbanização de Curitiba (Urbs) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) passam a compartilhar dados .A decisão da Urbs se ampara também no termo que cada cidadão assina no momento do resultado positivo do teste RT-PCR, comprometendo-se a ficar em isolamento por sete dias.Após o período de sete dias, o usuário poderá fazer o agendamento do desbloqueio no site da Urbs.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informa tratar-se de golpe recentes ligações para que aposentados façam a prova de vida online, por causa da pandemia. Na ligação, são falados todos os dados pessoais e enviada uma mensagem, por WhatsApp, pedindo para que o aposentado envie uma foto de um documento para finalizar o processo. A pessoa que fala é muito convincente. Assim, o INSS alerta a todos para que, caso recebam esse tipo de ligação, desliguem o telefone e não forneçam nenhuma informação. O INSS não faz contato por telefone para procedimento de prova de vida.

O Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) alerta as autoridades governamentais brasileiras sobre a necessidade de medidas para evitar a escassez de milho no país. Os pedidos envolvem a importação rápida do grão quando necessária e o aumento da produção nacional e armazenagem para as próximas safras. No Paraná, o plantio de milho vem prejudicado pela estiagem prolongada. A falta destes grãos faz com que produtores de aves e suínos sejam diretamente impactados e com isso, a indústria de alimentos terá que avaliar a necessidade de reduzir o abate e o alojamento, causando o aumento do preço da carne destes animais.