Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Prefeitura de Foz torna obrigatória a vacinação contra a Covid-19 para servidores

Por Jornalismo. Publicado em 17/08/2021 às 15:02.

Prefeitura de Foz torna obrigatória a vacinação contra a Covid-19 para servidores.//

Paraná pode iniciar vacinação de adolescentes em outubro.//

Com aumento de casos de Covid-19, TCE-PR retoma medidas mais restritivas.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias

A Prefeitura de Foz do Iguaçu publicou um decreto que torna obrigatória a vacinação contra a Covid-19 para servidores municipais e empregados públicos. De acordo com a prefeitura, o decreto está amparado em uma lei federal, que determina ações para enfrentamento de emergência da saúde pública por causa do coronavírus. Conforme a lei, as autoridades podem adotar medidas de realização compulsória, como a vacinação. De acordo com o novo decreto, não tomar a vacina pode caracterizar falta disciplinar de servidor ou do empregado público, que pode ser punido, conforme sanções do Estatuto do Servidor Público Municipal. Única exceção será para quem apresentar justa causa médica.

 

O Governo do Paraná prevê o início da vacinação contra a Covid-19 dos adolescentes, acima de 12 anos, a partir do mês de outubro. A informação foi confirmada pelo governador Ratinho Júnior, na manhã desta terça-feira. De acordo com o governo, o estado atingiu a meta de 80% de aplicação da primeira dose nos adultos, acima de 18 anos, com duas semanas de antecedência. No entanto, a Secretaria Estadual de Saúde, mantém a previsão de imunização desse público até o final do mês de setembro. Na sequência deve ser iniciada a vacinação dos adolescentes com a vacina da Pfizer, que foi autorizada pela Anvisa para imunização dessa faixa etária.

 

Em função do crescimento dos casos registrados de transmissão da Covid-19, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná passa a adotar medidas ainda mais restritivas. A partir desta quarta-feira fica reduzido o número de servidores atuando de forma presencial. Apenas serviços essenciais continuarão a ser realizados no edifício, com controle rígido de acesso. O atendimento aos jurisdicionados continuará sendo feito por meios virtuais. Na semana passada, o TCE-PR emitiu comunicado alertando sobre a nova onda promovida pela variante Delta do coronavírus, defendendo que ainda não é o momento de uma completa reabertura. O órgão destacou a necessidade de que os gestores públicos mantenham a cautela e a serenidade e não devem ceder a pressões de qualquer segmento.