Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Prefeitura de Francisco Beltrão declara situação de emergência por causa da crise hídrica

Por Redação. Publicado em 30/12/2021 às 08:25.

Prefeitura de Francisco Beltrão declara situação de emergência por causa da crise hídrica.//

Consumo de água sobe 10% no Litoral.//

Ômicron representa mais de 30% dos casos de Covid no Brasil, mostra levantamento.///

As informações com Jomar Valença.


Giro de Notícias Manhã

Nesta quarta-feira, o prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana, declarou Situação de Emergência em decorrência da crise hídrica. A falta de chuva está causando uma série de problemas, principalmente no interior do município. Além das perdas irreversíveis na agricultura, a seca está provocando o desabastecimento de água em várias regiões. Com a declaração de situação de emergência hídrica, a prefeitura pode adotar e agilizar medidas para minimizar o impacto dos danos da estiagem e garantir o abastecimento de água para a população. O município também fica autorizado a fornecer o abastecimento de água em propriedades privadas, como realizar serviços com máquinas para melhorar as condições hídricas.

O aumento no fluxo de turistas para o Litoral do Paraná deve elevar o consumo de água na passagem de ano. Desde o dia 21, o consumo registrado pela Sanepar tem ficado, em média, 10% maior que igual período do ano passado. Com isso, a Sanepar orienta os veranistas a economizarem água e não desperdiçar, principalmente nos dias mais quentes. As piscinas infantis podem ser as vilãs do desperdício. Não se deve descartar a água todos os dias, evitando o gasto excessivo. A orientação é manter a água limpa, com aplicação de cloro diariamente. Os fabricantes recomendam 25 ml de cloro a cada 1.000 litros de água.

A variante ômicron já representa 31,7% dos testes positivos para detecção de Covid no Brasil, segundo levantamento feito por laboratórios do país. O estudo, realizado em 16 estados durante grande parte do mês de dezembro, foi coordenado pelo Instituto Todos pela Saúde, em parceria com os laboratórios Dasa e DB Molecular. A investigação contou com a análise de mais de 30 mil testes RT-PCR especiais entre 1º e 25 de dezembro. Constatou-se assim que 640 foram positivos para o Sars-CoV-2, vírus que causa a Covid-19. Dentre esses, 203 (31,7%) eram de infecções causadas pela nova variante. A cepa foi encontrada em oito estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia, Goiás, Santa Catarina e Tocantins.