Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Prefeitura de Guarapuava libera festas e eventos na cidade

Por Jornalismo. Publicado em 24/09/2020 às 16:15.

Prefeitura de Guarapuava libera festas e eventos na cidade.// Creche clandestina em Santa Isabel do Ivaí é acusada de maus tratos a crianças. // Batalhão de Polícia Militar envia helicóptero para o combate aos incêndios no Parque Nacional de Ilha Grande. ///


Giro de Notícias Tarde – COM TRILHA

Giro de Notícias Tarde – SEM TRILHA

A Prefeitura de Guarapuava, na região central do Paraná, divulgou nesta quinta-feira que vai publicar um decreto autorizando a reabertura de casas noturnas e realização de eventos a partir desse sábado na cidade. Os eventos vão poder ser feitos em ambientes abertos ou fechados, com duração máxima de seis horas. E devem ser aprovados pela prefeitura com 10 dias de antecedência, seguindo normas como: limitação máxima de 50% do público; verificação da temperatura dos participantes, uso obrigatório de máscaras e não compartilhamento de objetos; distanciamento entre mesas e pessoas. Para as festas infantis, cuidados específicos na higienização e compartilhamento de brinquedos.

A Promotoria de Justiça de Santa Isabel do Ivaí, no Noroeste do estado, e a Polícia Militar realizaram nesta quinta busca e apreensão em creche clandestina que atendia mais de 20 crianças no município. A ação foi realizada a partir de denúncia de uma creche particular irregular, que funcionava na residência da proprietária. Segundo o Ministério Público, também houve denúncias de possíveis maus tratos às crianças atendidas no local. A creche funcionava sem os alvarás da Vigilância Sanitária, do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura, além de não ter autorização da Secretaria Estadual de Educação para funcionar como estabelecimento de ensino infantil. Foi verificado ainda o descumprimento de medidas sanitárias para enfrentamento da pandemia de coronavírus. Apesar de as aulas no município estarem suspensas, a creche continuava suas atividades irregularmente.

O Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas do Paraná enviou hoje um helicóptero e uma equipe para auxiliar no combate aos incêndios na Ilha Bandeirantes que faz parte do Parque Nacional de Ilha Grande e fica entre a região noroeste do Paraná e o Mato Grosso do Sul. Além do transporte de bombeiros por terra, vôos de avaliação e monitoramento, o helicóptero também auxilia no combate às chamas. Nesta quarta-feira, a equipe identificou que a extensão do fogo chega a seis quilômetros. De acordo com a Polícia Militar, a preocupação maior é com o local onde o incêndio acontece. Por ser uma ilha, os animais não têm para onde fugir do fogo.