Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Prefeitura de Maringá libera eventos com até 100 pessoas e música ao vivo

Por Jornalismo. Publicado em 16/09/2020 às 09:18.

Prefeitura de Maringá libera eventos com até 100 pessoas e música ao vivo. Novo decreto, nesta terça-feira, flexibiliza a organização de eventos na cidade a partir do dia 28 de setembro.

 

 

 

 

 

 

Giro de notícias manhã – COM TRILHA

Giro de notícias manhã – SEM TRILHA

A Prefeitura de Maringá, no norte do Paraná, publicou um novo decreto, nesta terça-feira, que flexibiliza a organização de eventos na cidade a partir do dia 28 de setembro. Com a decisão, a realização de eventos com até 100 participantes fica liberada. De acordo com o decreto, a apresentação de música ao vivo também passa a ser permitida, mas os locais continuam impedidos de oferecer pista de dança. Durante todo o evento é obrigatório uso de máscaras, e os organizadores devem fornecer álcool gel. Todos os participantes devem permanecer sentados, evitando circular entre as mesas, que devem ter distanciamento mínimo de dois metros. Em festas infantis, conforme o decreto, ficam proibidas as atividades que gerem contato físico e os brinquedos que não podem ser higienizados a cada uso. Nos buffets, de acordo com a prefeitura, só será permitido o serviço de porções individuais. No mesmo decreto, a prefeitura liberou a prática de esportes coletivos a partir do dia 1º de outubro, mas ficam proibidas a presença de público nas partidas e confraternizações entre os jogadores.

A fumaça provocada por incêndios ambientais no Paraná, além dos prejuízos ao meio ambiente e à saúde, também tem provocado acidentes de trânsito. Ontem, seis pessoas ficaram feridas depois de dois acidentes serem registrados no mesmo horário e trecho da PR-444, em Mandaguari, no norte do Paraná. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, as batidas, que envolveram duas carretas e quatro carros, ocorreram por causa da fumaça provocada por um incêndio registrado às margens da pista. Neste período de seca, que incêndios ambientais são comuns e a visibilidade fica prejudicada, é importante seguir as orientações da polícia para evitar acidentes, como: diminuir a velocidade, manter o farol baixo e os vidros fechados e só atravessar a cortina de fumaça caso haja visibilidade suficiente.

O número de assaltos em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, aumentou 40,9% de janeiro a agosto de 2020, em comparação com o mesmo período de 2019, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Paraná. Foram 117 roubos em 2020, contra 83 no ano passado. Investigações da Polícia Civil apontam que, durante a pandemia do novo coronavírus, a maioria dos assaltos na cidade foram em estabelecimentos de serviços essenciais, como farmácias e mercados. De acordo com as autoridades policiais locais, a pandemia facilitou a vida dos criminosos devido ao uso obrigatório de máscaras, que dificulta a identificação nas câmeras de segurança dos estabelecimentos comerciais.