Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Prefeitura de Santo Antônio do Sudoeste fecha a cidade contra o coronavírus

Por Jornalismo. Publicado em 16/06/2021 às 09:31.

Prefeitura de Santo Antônio do Sudoeste fecha a cidade contra o coronavírus.//

Curitiba prorroga a bandeira laranja, mas libera mercado e restaurante aos domingos.//

Com vacinação, diminui número de idosos que dão entrada nas UTIs Covid do Paraná.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Manhã COM TRILHA

Giro de Notícias Manhã SEM TRILHA

Um município da região Sudoeste do Paraná resolveu apertar o cerco contra o coronavírus. A Prefeitura de Santo Antônio do Sudoeste decretou que a partir desta quarta até a próxima segunda-feira, apenas serviços essenciais ligados à saúde vão poder funcionar: mercados, restaurantes e o comércio ficarão fechados. Nesse período restritivo, equipes da vigilância vão visitar as mais de seis mil residências do município para identificar os moradores com sintomas da Covid-19. O município vai contar também com barreiras sanitárias até segunda-feira. Conforme o decreto, moradores que não atuam na área da saúde, com animais ou emergências, não poderão trabalhar nesse período. Os moradores que estiverem fora de casa serão penalizados com multas que variam de R$ 113 a R$ 11,3 mil. A prefeitura informou que a cidade será fechada com o objetivo de identificar e isolar todos os casos da Covid-19 no município, para diminuir o número de infectados pelo coronavírus.

A Prefeitura de Curitiba prorrogou, nesta terça-feira, as medidas de restrição previstas na bandeira laranja contra a pandemia da Covid-19. As regras valem até o dia 23 de junho. Com o novo decreto, o município liberou o funcionamento aos domingos de supermercados, comércio de hortifrutigranjeiros e comércio de alimentos para animais. Também foram liberadas as atividades para parques infantis e temáticos, que passam a poder atender das 6h da manhã às 9 da noite, de segunda a sábado, desde que obedeçam medidas de segurança diante da pandemia. As mudanças do novo texto valem a partir desta quarta-feira.

A vacinação da população com mais de 60 anos já traz reflexos nas internações de idosos nas UTIs exclusivas para a Covid-19 do SUS do Paraná. Desde o início da pandemia, a taxa de idosos que davam entrada nos leitos intensivos era sempre próxima ou superior a 60%. O percentual se inverteu em maio e, pela primeira vez, ficou abaixo da metade. No mês passado, as pessoas com mais de 60 anos representavam 33% dos pacientes que deram entrada nas UTIs. Essa taxa foi ainda mais baixa na primeira quinzena de junho, quando 24% dos internamentos eram nessa faixa etária. Os dados são da Regulação Estadual de Leitos, administrada pela Secretaria de Estado da Saúde. Em paralelo, houve crescimento na ocupação desses leitos em todas as demais idades, principalmente na faixa de 40 a 50 anos, que subiu de 10% para 21% do total de janeiro para maio, e dos 30 aos 40 anos, com aumento de 6% para 11% no período.